ENEM

ENEM
3.090 alunos de Tupã realizarão a prova do ENEM no fim de semana


Acontece amanhã e no domingo mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que tem por objetivo selecionar alunos ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais. Os candidatos devem ficar atentos, pois o cartão de inscrição com o local onde farão a prova foi enviado pelos Correios no mês de outubro.

Quem não recebeu o documento no endereço informado durante a inscrição poderá imprimir o cartão do ENEM 2014 pela internet, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), disponível em www.enem.inep.gov.br/. No acesso, será preciso informar o número do CPF e a senha.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Tupã, 3.090 alunos deverão realizar o Exame, sendo 499 na Escola Estadual “Índia Vanuíre”, 1.629 nas Faculdades FADAP/FAP e 962 nas Faculdades FACCAT.

Os portões serão abertos às 12 horas e fechados pontualmente às 13 horas, no horário de Brasília. Amanhã as provas do ENEM 2014 terão início às 13 horas, mesmo horário programado para o fechamento dos portões nos locais de prova. Os participantes precisam ficar atentos ao cumprimento do horário.

Devido à aplicação da redação do ENEM 2014, o tempo de duração das provas receberá acréscimo de uma hora no domingo. Deste modo, os estudantes deverão entregar a redação e o gabarito do ENEM 2014 no segundo dia até às 18h30.

No total, a prova conta com 180 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. As perguntas são divididas em números iguais entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. No primeiro dia de provas do ENEM serão aplicadas as questões das duas primeiras áreas mencionadas.

As questões do segundo dia de provas do ENEM 2014 terão cinco alternativas disponíveis (A – E), com apenas uma correta. Os estudantes que marcarem mais de uma alternativa no gabarito terão a questão anulada. Lembrando ainda que só é permitido fazer a marcação com caneta esferográfica de tinta preta.

Redação

De acordo com o INEP, a prova de redação exige do candidato desenvoltura textual e argumentativa. Organizar bem o tempo disponível é fundamental. O participante terá cinco horas e meia para resolver as questões objetivas e elaborar a redação, com caneta esferográfica de material transparente e tinta preta.

O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema proposta e dos subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. É considerado dissertativo por discorrer sobre um assunto, descrevê-lo e explicá-lo. É também argumentativo por defender uma opinião e tentar convencer e cativar o leitor com argumentos.

As regras da prova devem ser seguidas com atenção. Entre os itens que podem levar à nota zero na redação estão o não atendimento à proposta ou desenvolvimento de outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo.

O aluno também poderá zerar a prova se entregar a folha de redação sem texto escrito; escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo; escrever impropérios, fazer desenhos ou usar outras formas propositais de anulação; desrespeitar os direitos humanos ou elaborar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.