Casas populares estão prontas e sem prazo de entrega, em Tupã


Passados quase três meses, as 155 famílias contempladas pelo programa ainda continuam esperando o sorteio das chaves.


No dia 22 de agosto, 2.378 famílias concorreram a uma das 155 casas oferecidas pelo programa de financiamento subsidiado pelo governo federal "Minha Casa, Minha Vida". O sorteio ocorreu às 16 horas no Estádio Municipal "Alonso Carvalho Braga", em meio à expectativa das famílias em conseguir sua casa própria. 


Passados quase três meses, as 155 famílias contempladas pelo programa ainda continuam esperando o sorteio das chaves e, depois, a inauguração e a mudança. 

Todas as casas do Conjunto Habitacional "Guilhermino Vaccarezza" já estão prontas. Mas a burocracia continua adiando o sonho da casa própria. 

Após a realização do sorteio, funcionários da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) realizaram um processo de pesquisa social, conferindo os documentos dos contemplados. Por meio deste trabalho, foram constatadas irregularidades no cadastro de alguns dos vencedores do sorteio. 

"Pelo menos oito pessoas estavam irregulares, porque possuíam renda acima de R$ 1.600,00", disse a diretora de Departamento de Habitação, Solange Zoratto. 

Solange enfatizou que essas famílias foram convocadas a comparecer à sede da Semas para apresentarem sua defesa. 

A diretora ressaltou que os documentos das famílias suspeitas de irregularidades foram encaminhados à agência da Caixa Econômica Federal, estando em fase de análise. "Esperamos a resposta da Caixa. Assim que eles analisarem os documentos e nos encaminharem o parecer, iremos excluir os nomes das pessoas irregulares, incluir os regulares e publicar os nomes dos suplentes. Mas até o momento, não temos previsão de quando isso vai acontecer", frisou. 

E a burocracia para entrega das casas não para por aí. Após a exclusão das famílias irregulares e feito o anúncio dos suplentes, a Caixa Econômica Federal realizará um novo sorteio para definir os endereços dos novos moradores do Conjunto Habitacional "Guilhermino Vaccarezza"